Skip to content

7 Passos Para Organizar Uma Festa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
buffet em domicilio ou fixo organização

1 .Primeiro decida qual tipo de evento você quer fazer. Abaixo uma série de ideias de como organizar uma festa.

  •   Aniversário
  •   Chá de bebê
  •   Chá bar 
  •   Open house
  •   Casamento
  •   Debutante
  •   Noivado
  •   Festa na piscina
  •   Pic Nic
  •   Festa do pijama
  •   Noivado
  •   Despedida
  •   Reencontro
  •   Confraternização
  •   Happy hour
  •   Aposentadoria
  •   Divórcio
  •   Etc.

Há diversas formas de comemorar, basta escolher uma e se jogar na diversão.

2. Decida a data, horário e local

Neste ponto vale ressaltar que para cada tipo de evento há um horário melhor para realizar. Vou citar alguns exemplos:

– Pic nic fica perfeito mais cedo antes do meio dia ou no fim da tarde, para escapar do sol escaldante.

– Open house ou chá bar ficam ótimos para sexta feiras a noite, já que possuem a característica de serem festas para adultos.

– Aniversário infantil na maior parte das vezes são comemorados nos fins de semana, lembrando que aos domingos um bom horário é começar cedo para que no fim da tarde as famílias possam retornar para casa para se prepararem para a semana de trabalho. Em relação a organizar a festa durante a semana também é muito interessante, já que há a opção de trazer os amiguinhos juntos na saída da escola. Ao fazer um aniversário infantil lembre-se do ano letivo, para que possa contar com a presença de mais convidados.

– Casamentos acontecem pelo ano todo, mas há algumas épocas preferidas, se você está organizando uma festa ao ar livre procure os meses mais secos para evitar que chova no grande dia. Além disso no decorrer do ano há meses mais caros e outros mais baratos, escolha o que melhor se encaixa com você. Outra dica é que muitos eventos não ficam legais em emendas de feriados já que se corre o risco dos convidados não irem. 

Verifique se a sua festa se encaixa neste quesito. E assim vai indo, escolha a data e horário que se adeque ao seu evento de forma perfeita. Agora sobre o local, sempre adeque de acordo com evento para que não tenha problemas com música alta ou com o horário de utilização, afinal ninguém vai querer sair cedo de uma balada, não é mesmo? Ou que não possa utilizar música. Certifique-se se a estrutura do local está adequada ao tipo de evento que está planejando, como por exemplo tomadas, cozinha, freezer, móveis, etc.

3. Decida o seu orçamento

Defina o quanto você pode ou gostaria de gastar ao organizar sua festa. Para fazer uma festa tranquilamente sem ter surpresas com gastos extras é imprescindível que se faça uma tabela com todos os serviços e produtos necessários a serem comprados. Nesta tabela coloque todos os custos e adeque ao que você poderá gastar. Com qualquer orçamento você pode realizar uma divertida festa, só é necessário um pouco de planejamento.

4.Quantas pessoas você irá convidar

Este item está bem ligado ao anterior, a quantidade de convidados está atrelada ao orçamento que você pode desembolsar. Quanto mais gente maior será o orçamento lógico, mas se for imprescindível uma grande quantidade de convidados você poderá manter o foco em cardápios ou empresas mais econômicas, além do famoso faça você mesmo. O envio dos convites deve ser feito diferentemente para cada tipo de evento, vou dar alguns exemplos aqui:

– Festa de Aniversário, chá de bebê, chá bar, open house, noivado, festa do pijama convide com pelo menos duas semanas antes, mesmo sendo festas mais informais peça para que confirmem ou relembre-os na semana da festa. Ao convidar seja simpático e mostre o seu interesse para que a pessoa realmente compareça, ninguém quer festa vazia, não é?

– Festa de casamento, debutante e formatura envie os convites entre um a dois meses antes, para que o convidado possa se programar em relação aos presentes, vestimentas e cuidados com a beleza. Peça sempre o RSVP, uma sigla que significa a necessidade de confirmação de presença.

5. Faça uma Lista de compras e contratações

Festas mais simples podem ser organizadas semanas antes, já festas grandiosas muitas vezes um ano é necessário. Faça uma pasta de inspirações no Pinterest, ou até mesmo no Instagram, e monte uma tabela com tudo que você gostaria que tivesse em seu evento.

A partir deste ponto comece a se organizar em relação à pesquisa e busca de fornecedores, separe um tempo para visitá-los também. Caso você mesmo faça grande parte dos preparativos tenha a mão uma lista completa com todas as compras a serem realizadas e o tempo necessário para concretizar tudo.

Estabeleça se será você mesmo que irá providenciar as comidas e bebidas, bem no estilo faça você mesmo ou se irá contratar algum buffet e prestadores de serviço de festas, tais como, garçons, animadores, barmans, churrasqueiros, docerias, decoradoras, etc.

6. Verifique tudo

Para organizar festas mais simples até um dia antes do evento você conseguirá verificar tudo, local, limpeza, arrumação, decoração, tomadas necessárias, espaço necessário, cozinha, geladeira e freezer, quem irá receber os fornecedores e prestadores de serviço. Se for seu casamento, formatura ou debute, deixe esta conferência de serviços com alguém responsável da família ou com uma assessoria especializada. Nenhum noivo ou noiva quer se preocupar com o gelo ou os salgados horas antes da festa, não é?

7. Aproveite

Organizar uma festa é muito gratificante, mas contratantes, organizadores, aniversariantes, e donos da festa geralmente costumam não aproveitar devidamente o evento, esquecem de comer, dançar, acabam por se preocupar com detalhes.

Por isso, é extremamente relevante que toda organização seja feita antes, que todos detalhes já tenham sido imaginados e conversados com os fornecedores antes da festa. Somente assim, você poderá curtir, dançar, conversar, sorrir e ter em sua mente ótimas memórias para compartilhar com amigos e familiares no futuro.

Adriana Matos

Adriana Matos

Filósofa e empreendedora desde os 6 anos de idade 😘

Deixe um comentário

Siga nossa Newsletter

Não divulgamos seu e-mail.